CFT define atribuições dos técnicos em Manutenção de Máquinas Industriais

Técnicos responsáveis por elaborar estudos e procedimentos, coordenador equipes e executar projetos para garantir o funcionamento de equipamentos empregados em indústrias como as de mineração, alimentícia e siderúrgica agora têm suas atribuições, campos de atuação e prerrogativas asseguradas por normativa do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT)

O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) emitiu a resolução nº 216/2023, que define as atribuições dos técnicos em Manutenção de Máquinas Industriais. A normativa detalha as atribuições e campos de atuação do profissional responsável por elaborar estudos e procedimentos, coordenador equipes e executar projetos para garantir o funcionamento de equipamentos empregados nas indústrias, como as de mineração, agrícola, alimentícia, automotiva, siderúrgica e demais áreas de competência do profissional.

A normativa também assegura aos técnicos da modalidade a prerrogativa de atuar como perito, e destaca que a emissão do TRT é indispensável para regularização das atividades especificadas. O texto foi aprovado no primeiro dia da 30ª reunião ordinária do colegiado máximo do CFT, que é composto pela diretoria executiva da autarquia federal e por 27 conselheiros federais que representam todas as unidades da Federação.

O técnico em Manutenção de Máquinas Industriais, segundo o texto da normativa, pode gerenciar, supervisionar, planejar, e executar os trabalhos em sua área de formação, prestar assistência técnica, assim como ministrar disciplinas técnicas em sua especialidade. Além das atribuições elencadas na normativa, também é assegurado ao técnico o direito de exercer outras atribuições, desde que compatíveis com sua formação.

Dia a dia

Cristian Oliveira dos Santos é técnico em Manutenção de Máquinas Industriais e hoje coordena equipe em uma empresa multinacional que atua na área automotiva no estado do Rio Grande do Sul. Ele realizou o curso de Manutenção de Máquinas Industriais oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) unidade Visconde de Mauá, localizado na capital do estado, Porto Alegre.

O líder de equipe começou na empresa como operador, atuou como controlador de fornos e conquistou o cargo atual, onde lidera uma equipe formada por profissionais da área de metalurgia. “Realizamos manutenção de nossos equipamentos, incluindo a atuação preditiva e preventiva”, explica Santos.

O profissional lembra que a formação técnica o preparou, também, para administrar equipes de trabalhadores. “O curso me ajudou muito a aprender sobre elaboração de procedimentos, de Instruções de Trabalho, entre outros”, destaca.

Santos afirma que a atuação profissional envolve o trabalho conjunto com profissionais, entre eles técnicos. “Eu sou capaz de solucionar problemas específicos, e quando encontro problemas mais complicados, conto com o auxílio de mecânicos, técnicos em Mecânica, em Eletrônica, dando suporte”, pontua o líder de equipe.

Formação

Segundo o coordenador do curso de Manutenção de Máquinas Industriais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, oferecido no Campus Centro Histórico – Extensão Itaqui Bacanga, localizado em São Luis, a formação prepara o aluno para atuar em um mercado de trabalho abrangente. “O curso entra na parte mecânica, de manutenção de equipamentos como os motores, e é voltado especificamente para a área da indústria”, esclarece Mendes.

O coordenador destaca que, em São Luís, o profissional técnico encontra muitas oportunidades nas indústrias de mineração, metalúrgica e de alimentos e bebidas. “O complexo portuário do Itaqui, por exemplo, tem instalações da Vale, da Alumar, que refina alumina, e muitos alunos também conseguem vagas na Ambev”, sublinha o Natanael Mendes, lembrando que os egressos podem atuar também em ocupações muito diversas. “O nosso curso integrado permite que o aluno termine o Ensino Médio e já vá para o técnico, que somados equivalem a aproximadamente 4.120 horas-aula”, finaliza o coordenador.

Segundo a página do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), o curso de Manutenção de Máquinas Industriais habilita o profissional a atuar, entre outros, no desenvolvimento de projetos de manutenção, reconhecer tecnologias inovadoras no segmento e atender a normas e padrões técnicos de qualidade, saúde e segurança, e meio ambiente. A página, do ministério da Educação, enquadra o curso no eixo de Controle e Processos Industriais, o mesmo de cursos como Eletrotécnica, Mecânica e Metalurgia.